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Rosangeladagloria

rosangela-gloria@hotmail.com

 


 

 


 

 

 

 

 

Sou também  educadora, Acredito que através da arte, cultura e educação as mudanças ocorreram em nossa sociedade.

Segundo SAVIANI (1986, p. 73-76), "ser cidadão significa ser sujeito de direitos e deveres. Cidadão é, pois, aquele que está capacitado a participar da vida da cidade literalmente e, extensivamente, da vida da sociedade (...); ser cidadão significa, portanto, participar ativamente da vida da sociedade moderna, isto é, da sociedade cujo centro de gravitação é a cidade".

De acordo com o mesmo autor, a educação escolar instrumentaliza o sujeito para o exercício consciente (direitos e deveres) da cidadania, na medida em que esta - a Escola - deve democratizar como já explicitada anteriormente, com qualidade e quantidade, para todos, os conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade.

Educadores competentes necessitam, sem dúvida alguma, de condições mínimas de trabalho; dentre elas, a questão salarial é ponto de partida para qualquer discussão de propostas que visem melhorar o ensino brasileiro.

É na sala de aula e por intermédio da competência docente que o educador escolar -professor - vai fazer a mediação ("entrar no meio") competente (crítica, criativa...)

entre os educandos e os conteúdos curriculares, construindo, assim, de forma sistemática e intencional, a aprendizagem de conhecimentos, atitudes e habilidades nos educandos.

A competência docente é, portanto, uma elaboração histórica continuada. Um eterno processo de desenvolvimento, no qual o educador, no cotidiano do seu trabalho, no exercício consciente de sua prática social pedagógica, vai revendo, criticamente, analisando e reorientando sua competência ("saber fazer bem"), de acordo com as exigências do momento histórico, do trabalho pedagógico e dos seus compromissos sociais, enquanto cidadão -profissional - educador.

Isto significa colocar um fim a uma concepção de competência docente inata ("dom"), estática, fechada e acabada, estimulando, nos educadores, uma atitude de busca contínua de aperfeiçoamento do seu processo de desenvolvimento pessoal (cidadania) e profissional (trabalho).

Como em qualquer profissão as atualizações são importantes, pois todos os dias a sociedade evolui,sofre modificações, os valores alteram-se, e um professor, mesmo dando a matéria que era lecionada á 20 anos atrás não pode utilizar a mesma linguagem, o mesmo método de ensino, a mesma pedagogia, tem de fazer trabalho de pesquisa diário... Estando atualizadas com os fatos diários, transpondo-os para a sala de aula, e em termos de técnicas, as aulas deixaram de serem monólogos, passando a espaços ativos!
 O professor deve comprar revistas e livros da sua área, para atualizações dos progressos científicos, se for de línguas, lerem novos autores, atualizar-se das mudanças linguísticas, alterações do dicionário, conhecer a linguagem dos jovens, por exemplo, em termos escritos.

O presente texto teve como principal objetivo discutir, sem, contudo esgotar, a formação continuada de professores no cotidiano da Escola fundamental, especificando o papel do diretor neste processo. Procurou-se também contextualizar a questão da formação do educador em serviço, no panorama mais amplo da democratização do ensino.

A questão da competência docente foi abordada como mediação importante no processo de ensino e aprendizagem, evidenciando-se o fato de os professores não terem condições financeira, nem tempo para ter formação continuada de qualidade.

 Esta realidade abre um espaço importante para algo mais amplo, que seria uma Política para a Formação do Educador em Serviço, que, por sua vez, seria traduzida em programas e ações diversificados, atendendo assim os anseios dos educadores escolares.

Dentre outras possibilidades, desde que se resolva, com urgência, a questão salarial dos profissionais do Magistério e ofereçam-se condições gerais básicas para um trabalho pedagógico que, de fato, contribua para a formação da cidadania do homem brasileiro.

 

 

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COMO DEVE SER UM BOM GESTOR ESCOLAR

26-03-2010 00:56

         

 

 

 Perfil do diretor escolar

Antes de qualquer coisa, uma pessoa Que pretende assumir a direção de uma escola, deve Apresentar algumas características Diretamente que pueden influenciar na forma em que ele vai Conduzir uma Escola da Gestão. Não quer dizer que ele precisa ter todas elas, mas que se essa pessoa se auto-Avaliar e ouvir se souber como pessoas que o cercam, ela PODERÁ ver Quais são suas Deficiências e em saber Quais Precisa melhorar aspectos. Vamos ver então algumas características que formam o perfil do diretor escolar.

O diretor escolar  precisa:

Ter pré-disposição para trabalho coletivo . Esta é uma das Exigências básicas: saber trabalhar em equipe, afinal o que queremos que é na escola seja feita uma gestão democrática e participativa, portanto o diretor DEVE saber trabalhar em equipe.

Ser articulador e mediador dos segmentos internos e externos : O Diretor Deve Ser uma pessoa que abra o Diálogo com os diferentes grupos existentes tanto dentro da escola como fora dela, buscando uma maior interação Possível com esses grupos em favor do desenvolvimento de sua escola.

Ter iniciativa e firmeza de propósito para Realização de ações : O diretor precisa ser uma pessoa sempre disposta uma Incentivar e estimular as ações positivas de seu estabelecimento, sempre que Possível encabeçando essas iniciativas ou à frente delas, junto das pessoas que o iniciaram.

Ser conhecedor dos assuntos técnicos, pedagógicos, administrativos, financeiros e Legislativos: O Diretor Deve estar atualizado com relação a todos esses temas enguias e como afetam a escola da gestão.

Ter espírito solidário e ético: O diretor precisa Conduzir suas Atribuições sempre respeitando os Princípios Éticos, com imparcialidade e isenção, mas sem ser ausente e distante dos acontecimentos. Promover Também DEVE todos que na escola também Princípios Respeitem estes.

Ser conhecedor da realidade da escola: O diretor precisa conhecer a escola não apenas internamente, mas a escola da comunidade envolta. Ele deve entender o contexto da sociedade em que a escola está inserida, conhecer o meio onde Vivem os alunos, suas famílias entender e descobrir os problemas que cercam a escola e os pontos também positivam dela envolta existente. O diretor precisa saber que tudo o que acontece fora da escola acaba exercendo influência dentro dela.

Ter credibilidade na comunidade: O diretor precisa ser uma pessoa que transmita credibilidade, quer na sua conduta pessoal, como profissional e até mesmo na familiar. As pessoas, Na maioria das vezes, avaliam o comportamento do diretor da escola com o comportamento que ele apresenta na vida social. Portanto, é de se esperar que uma pessoa que venha a ser diretor de uma escola, seja uma pessoa de credibilidade junto a comunidade que ele representa.

Ser um defensor da educação: O diretor precisa acreditar no modelo de ensino, nas práticas educacionais e no sistema de educação como um todo. Deve ter também compromisso Na elaboração e execução das políticas e públicas, além de acreditar, deve repassar para os outros, esse seu entusiasmo.

Ter liderança democrática e Capacidade de Mediação. Sabemos que estamos sendo repetitivos, mas o diretor para poder dirigir a escola precisa saber ouvir a todos, dividir responsabilidades e ser Capaz de conflitos mediar e oposições. Somente assim é que ele Irá construir uma gestão democrática e participativa.

Ser Capaz de auto-Promover e Avaliar-se uma avaliação do grupo. O diretor precisa saber que nem sempre está certo e razão que nem sempre tem, nem ele e muitas vezes nem o grupo. Por isso, Deve ser ele Capaz de Reconhecer e tomar isso como NECESSÁRIAS medidas para corrigir suas Deficiências e como Deficiências do grupo. Entenda isso, como um sinal de humildade. Ao fazer uma avaliação de si mesmo e do grupo o diretor está Tendo a grande oportunidade de medir seus acertos e erros e corrigi-los a tempo antes que seja tarde demais e comprometer todo o seu trabalho eo trabalho de sua equipe.

Ter uma Capacidade de Resolver problemas: O Diretor Capaz deve ser de ver, ouvir, sentir o problema e no momento não acontecendo local onde está, sem tentar fugir sem dele e adiar uma sua solução. Os problemas sempre Irão existir eo diretor DEVE dar encaminhamento a eles, procurando resolver-los de forma definitiva e não tomando medidas paliativas que acobertem somente o problema naquele momento, Permitindo que mais tarde eles se repitam. Sempre busque uma ajuda ea participação de outras pessoas para ouvir suas opiniões sobre a questão e dividir as Decisões Tomadas pelas responsabilidades.

Ser transparente e Coerente nas ações. O diretor DEVE sempre Tornar de conhecimento de todas as suas ações e Decisões e fazendo isso de forma antecipada não esperando que venham as primeiras cobranças só para depois dar esclarecimentos, pois isso pode Gerar Dúvidas sobre a sua gestão, causando um clima de desconfiança entre as pessoas. Portanto, a palavra chave é comunicação. O diretor DEVE prestar contas de seus atos e, para isso, PODERÁ JAF os diversos Meios de comunicações existentes e disponíveis na escola para dar clareza e retidão aos seus atos. Não DEVE agir por impulso e Demonstrar Coerência entre aquilo que ele diz e aquilo que ele faz.

Como nós haviamos falado anteriormente, esses são apenas alguns dos atributos que se espera de uma pessoa que queira assumir A função de diretor escolar. Sugerimos então que o candidato a diretor faça uma avaliação sincera de si mesmo e Identifique os pontos que precisa Desenvolver e melhorar.

 O papel do diretor escolar

Existem outros aspectos do trabalho fazer o que DEVE diretor na escola e que chamamos de Atribuições papéis ou. O diretor escolar como também o vice-diretor ou diretor adjunto, Naquelas escolas onde existe esse cargo, alguns exercem importantes e diferentes papéis na sua gestão. Vamos ver:

  1. Primeiro papel: O diretor é o representante legal da Secretaria Estadual de Educação.
  2. O diretor não pode e não DEVE esquecer que é um funcionário público de carreira e que tem vínculo com tendão esse órgão de Ensino Superior, portanto prestar contas que de suas ações e atender a Secretaria estadual sempre que solicitado. Cabe ao diretor, Conduzir sua escola de acordo com as orientações e determinações da Secretaria de Estado, ficando sob sua responsabilidade uma coordenação das atividades dos demais servidores públicos e profissionais da educação lotados na sua escola, Averiguando o desempenho regular de suas Atribuições que assim garantindo A Escola executar sua proposta pedagógica com qualidade. O diretor DEVE conhecer como Definidas Atribuições na Legislação para cada um dos cargos que ocupam os servidores sob sua responsabilidade, como também conhecer um e Legislação estadual e federal.

Segundo papel: O diretor representa os alunos, a sua equipe ea comunidade

  • O diretor é o responsável por Criar um ambiente de trabalho onde haja respeito e confiança entre os membros da Equipe Escolar, assegurando Condições para o alcance dos objetivos. Por isso, definir DEVE ele e Distribuir Tarefas dando total apoio às pessoas que com ele resultados obtêm e lembrando-se sempre de que um bom relacionamento é a base para uma boa gestão.

Terceiro Papel: A escola tem a cara "do diretor"

  • Quando entramos em uma escola, sabemos no mesmo instante se o diretor é um bom gestor, pois a marca de sua administração fica evidente em todos os espaços da escola. ADMINISTRADAS bem Escolas apresentam um ambiente de trabalho tranqüilo e que propiciam boas nitidamente Condições de aprendizagem.

O que realmente esperamos é que os nossos diretores realizem com determinação os seus papéis de tornarem as escolas em verdadeiros centros de excelência e qualidade de ensino.

 

 ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR ESCOLAR

 

Podemos afirmar que as Atribuições do Diretor de Escola São aquelas Definidas nos instrumentos legais que regulamentam o Exercício de sua Função, como por exemplo, as leis federais e estaduais de educação como também o próprio regimento interno da escola. Vamos relacionar algumas delas.

São Atribuições do Diretor de Escola:

  1. Elaborar e Apresentar Plano de Trabalho no início de cada ano letivo.
  2. Coordenar A elaboração ea implantação do projeto político pedagógico, ou proposta pedagógica e do regimento escolar, junto com o vice-com o diretor e coordenador pedagógico.
  3. Coordenar as atividades pedagógicas, administrativas e financeiras de acordo com as orientações do Conselho Escolar e da Secretaria Estadual de Educação.
  4. Executar as determinações dos órgãos aos Qual a unidade escolar está subordinada.
  5. Cumprir e fazer Cumprir um Legislação vigente e os convênios propostos no Projeto Pedagógico da unidade escolar.
  6. Representar uma unidade escolar, responsabilizando-se Juntamente com o conselho escolar pelo seu Funcionamento.
  7. Elaborar o Plano de Aplicação dos recursos financeiros para avaliação e aprovação.
  8. Manter atualizado o inventário dos bens públicos, Zelando por sua conservação.
  9. Apresentar à comunidade, dentro dos prazos Estabelecidos, os resultados da avaliação de desempenho ea Movimentação Financeira da Unidade Escolar.
  10. Propor ações que Visem à Melhoria da Qualidade dos Serviços Prestados.
  11. Submeter à Apreciação do Conselho Escolar como Transgressões disciplinares dos alunos, ouvida uma coordenação pedagógica eo conselho escolar.
  12. Cumprir e fazer Cumprir o Estatuto do Magistério.
  13. Coordenar o processo pedagógico articulando, como ações entre os turnos de Funcionamento da Unidade Escolar.
  14. Participar de programas de formação propostos para os coordenadores pedagógicos.

Como podemos ver, muitas são as Atribuições do diretor da escola, ele DEVE estar atento ao Cumprimento de todas elas. Pode parecer ser difícil, mas na verdade todas essas ações visām simplificar e ajudar o diretor uma planejar, organizar, Executar e Controlar melhor que a sua gestão.